Pesquise no Site:

Bolsões para Motocicletas, ideia que veio para ficar!

Você já ouviu falar em bolsões para motos? Uma ideia muito boa, que já está na cidade de São Paulo, desde 2001, e vem aos poucos sendo adotada em diversas cidades de grande fluxo de motocicletas. Bolsões para moto consistem em uma faixa de parada nos cruzamentos, exclusiva para motociclistas e ciclistas, fica à frente dos carros e antes da faixa de pedestres.

Esse projeto já utilizado na cidade de São Paulo, desde 2001, e com ótimos resultados na diminuição de acidentes ocorridos nos corredores de trânsito. O sistema dos bolsões é basicamente criar áreas especiais em pontos de grande movimento com o objetivo de reservar um lugar para as motocicletas e organizar as vias públicas, para que haja espaço para todos.

A finalidade geral do projeto visa também a segurança do motociclista, com o crescente nível populacional das grandes metrópoles brasileiras, cada vez mais as pessoas migram de um sistema de transporte público de péssima qualidade, para as motocicletas, tornando o trânsito com um fluxo maior ainda.

balsao2

De acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, a Abraciclo, o número de ciclomotores no Brasil cresceu quase 725% nos últimos 17 anos, saltando de 2,79 milhões para 23,230 milhões. Onde estacionar tudo isso? Será que são criadas novas ruas? Bem, perguntas difíceis de responder, mas já é percebível o grande aumento das motocicletas nas ruas. A ideia dos bolsões surge para tentar amenizar o problema, devendo ser utilizado com outras políticas públicas, visando sempre melhorar a mobilidade urbana.

O ISM – Instituto SobreMotos, em 2011, já havia lançado uma campanha intitulada “Motos: Solução Necessária”, sob a égide com a qual passou a pregar que as motos e as bicicletas deveriam passar a ser consideradas não como um mal necessário de nossa caótica sociedade atual, mas sim como veículos que traduzem a mais democrática e racional forma de aproveitamento do raro solo urbano disponível para o transporte individual, devendo ser, portanto, privilegiados no contexto viário.

No Ceará, assim omo muitas outras coisas, os bolsões chegam com um pouco de atraso, após ser usado a mais de uma década em outras cidades, em 06 de maio de 2015 foi criado um bolsão de motocicletas no cruzamento das Av. Raul Barbosa com Av. Capitão Aragão em Fortaleza/CE, enfim ainda em fases de testes por aqui. Que os bolsões permaneçam nas ruas e avenidas do Ceará, uma boa ação que melhora muito a mobilidade urbana.

3 Comentários Sobre “Bolsões para Motocicletas, ideia que veio para ficar!

RENNAN SANTOS

A ideia é muito boa, finalmente os governantes começam a dar espaço as motos, que cada vez mais cresçam os bolsões nas cidades do Brasil.

Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.